A tecnologia a favor da educação: 4 ferramentas usadas em sala de aula que contribuem para o aprendizado dos estudantes

Já se foi o tempo em que o modelo de sala de aula tradicional era considerado uma maneira eficiente de atrair a atenção e o interesse dos estudantes em sala de aula. Hoje sabemos que o aprendizado deve considerar o novo comportamento dos estudantes, especialmente nesta era digital. Com a pandemia, a busca por diferentes maneiras de ensinar ficou ainda mais evidente. 

Em um mundo digital, o maior desafio é atrair o interesse dos alunos e garantir o aprendizado. O professor compete com outros meios e outras redes, enquanto os estudantes têm a facilidade de desligar a câmera e ter acesso a conteúdos que não têm relação com a aula. Por isso, adotamos novas estratégias para manter o foco e a atenção, e tentamos trazer para o ambiente digital a mesma ludicidade das aulas presenciais.

Desta forma, foram escolhidas cuidadosamente plataformas educacionais que permitiram não apenas o maior dinamismo, mas também uma pluralidade de formatos e atividades, renovando o interesse dos nossos estudantes, e possibilitando a maior participação daqueles que inicialmente não demonstravam grande comprometimento durante as aulas.

Seguem quatro exemplos de plataformas utilizadas no colégio e como sua introdução beneficiou a dinâmica das aulas:

  • UNO Learn

A UNO Learn é uma plataforma usada pelos estudantes do Ensino Fundamental até o 6º ano como uma ferramenta para as aulas. Por meio da plataforma os professores podem utilizar lousas virtuais, criar conferências em vídeo, compartilhar sua tela, apresentar slides, criar grupos com os alunos, compartilhar imagens e atividades, entre outras funcionalidades. Os alunos também recebem presença automaticamente pela plataforma. 

Todos os conteúdos compartilhados pelo professor são salvos, criando uma biblioteca pessoal, que os alunos também podem ter acesso. Desta forma, os professores têm mais facilidade para organizar as aulas e manter o conteúdo atualizado e atrativo. 

Assim como no Geekie, também são gerados dados para o acompanhamento do desempenho dos alunos para que o professor possa planejar suas aulas tendo em vista as necessidades de cada turma e priorizando o aluno como centro do processo de aprendizado.

Os pais também recebem as informações diariamente sobre o desempenho dos filhos em testes e trabalhos, acompanhados dos comentários dos professores para que possam acompanhar a evolução dos seus filhos, familiarizando-se com a proposta pedagógica utilizada pelo colégio. Os pais ainda podem entrar em contato com a escola pela própria plataforma.

  • Kahoot e Wordwall

Essas duas ferramentas permitem a criação de conteúdos educativos e lúdicos para serem utilizados em aulas, com o propósito não apenas de reforçar os principais pontos ensinados em cada disciplina, mas também de manter o interesse dos alunos nas aulas e estimular sua participação. Tanto o Kahoot, quanto o Wordwall permitem a criação de jogos e testes, que podem ser desenvolvidos pelos professores na plataforma com base no conteúdo trabalhado em aula. 

No caso do Wordwall podem ser criados jogos da memória, cruzadinhas, caça palavras, testes com múltiplas alternativas, entre outras atividades que tornam o aprendizado muito mais divertido. Já o Kahoot permite a criação de desafios em que cada um dos alunos pode jogar com seu próprio dispositivo e enviar suas respostas individuais ao professor. Ambas as ferramentas tornam a experiência mais interativa e têm demonstrado resultados para aumentar a participação das turmas nas aulas online.

  • GoConqr

Muitos estudantes aprenderam a estudar seguindo antigos métodos pedagógicos, que valorizam a memorização do conteúdo, em detrimento do verdadeiro entendimento e de uma observação crítica. Não é surpresa então que alguns deles demonstrem grande dificuldade em aprender.

Desta maneira, surgiu a necessidade de ensinarmos diferentes métodos de estudo que valorizam uma postura inteligente e proativa, destacando os pontos mais relevantes das disciplinas e possibilitando a absorção do conteúdo de maneira visual e prática. 

Assim, decidimos adotar uma nova ferramenta, o GoConqr, para ensinar os alunos a criar mapas mentais, facilitando o estudo e a absorção do conhecimento de forma inteligente, criativa e intuitiva. 

A plataforma também permite a criação de flashcards, notas, fluxogramas, quizzes e slides, entre outras funcionalidades, que podem ser usadas para a organização de ideias, e compartilhadas na plataforma em grupos e salas de estudo, tornando o processo de aprendizado colaborativo.

  • Padlet

Esta ferramenta possibilita o compartilhamento de arquivos, como fotos, vídeos e músicas, e cria um ambiente colaborativo, em que os alunos podem compartilhar materiais, comentar, discutir temas aprendidos em aula e construir o conhecimento juntos.

O debate e a troca de ideias por meio do uso da ferramenta estimula a participação dos estudantes e abre espaço para a expressão das opiniões e do pensamento de toda a turma, com a possibilidade de compartilhar e salvar as mídias para consultas futuras.

A privacidade e segurança também é uma vantagem, já que o uso da plataforma por escolas permite que os conteúdos sejam divulgados e compartilhados apenas entre os alunos. O Padlet também possui um filtro que bloqueia o uso de linguagem imprópria, criando um ambiente saudável e adequado à prática educacional.

As oito plataformas listadas têm contribuído para as aulas online, seja com a organização das aulas, na entrega de trabalhos, como método de estudo, ao tornar o aprendizado mais atrativo e divertido ou mesmo estimulando a discussão e a construção do conhecimento pelas turmas. Seja Google for Education, Geekie One, Aluzo, UNO Learn, Kahoot, Wordwall, GoConqr ou o Padlet, cada uma reúne características especiais que tornam o ensino online mais dinâmico e significativo.

Desta forma, é possível resgatar algumas das dinâmicas já aplicadas pelo colégio nas aulas presenciais, mesmo em um ambiente digital e remoto. Garantimos que os alunos permaneçam protagonistas do aprendizado e tenham seu pensamento valorizado seja no ambiente presencial, seja no ambiente digital.