CONHEÇA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Estamos sempre trabalhando na personalização e atualização da nossa proposta pedagógica para garantir um curso que acompanhe as mudanças do mundo atual, mantendo-se sempre relevante e estimulante. Buscamos desenvolver habilidades e competências essenciais aos nossos estudantes para além da vida escolar, como a criatividade, a autonomia e a autoreflexão. Acreditamos que este é o melhor caminho para a formação de cidadãos críticos e participativos numa sociedade que cresce e muda em ritmo acelerado.

Sabemos que cada estudante tem seu próprio ritmo e forma de aprender, assim adotamos diferentes metodologias, respeitando sua individualidade. Em nossas aulas proporcionamos experiências práticas que permitem a contextualização do conhecimento no dia a dia do estudante de forma significativa, mas ao mesmo tempo prazerosa.

Uma das metodologias que valorizamos no nosso ensino é a aprendizagem voltada a projetos, que se baseia em quatro pilares: ensino com foco no estudante, professor como mediador do conhecimento, integração de conteúdos das diferentes disciplinas e aprendizado baseado em conhecimentos prévios, em contextos reais.

Enquanto aprendem, os alunos também desenvolvem sua capacidade de organização, proatividade, iniciativa e criatividade, além de possibilitar o desenvolvimento das múltiplas competências. Assim, buscamos resgatar valores como moral, ética, solidariedade humana, liderança, responsabilidade, perseverança, família, entre outros, que são essenciais para a formação integral de um cidadão.

VEJA O TOUR VIRTUAL

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais dos espaços da nossa escola.

CONFIRA NOSSOS ESPAÇOS

CONHEÇA OS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Para incentivar a socialização, cooperação e integração dos nossos estudantes dos períodos da manhã e da tarde, adotamos um novo cronograma de aulas para o Ensino Fundamental Anos Finais: um dia por semana os alunos terão aulas no seu contraturno. Para quem estuda à tarde, serão duas aulas pela manhã, enquanto os estudantes da manhã terão duas aulas à tarde.

Base Nacional
Comum Curricular

Aulas da parte
diversificada do Ranieri

AVALIAÇÕES: ENTENDA COMO ELAS FUNCIONAM

O processo de ensino-aprendizagem é avaliado através de diferentes metodologias, considerando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Este acompanhamento do processo de ensino aprendizagem é realizado de forma contínua e sistemática, de acordo com nossa proposta pedagógica.

Os pais e responsáveis podem acompanhar o rendimento escolar dos filhos por meio da plataforma Geekie One, que oferece dados sobre as atividades realizadas e o aproveitamento do estudante.

Entretanto, trimestralmente os alunos realizam simulados para testarem a aprendizagem, e realizamos reuniões grupais e individuais para compartilhar a devolutiva de nossas avaliações.

ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO A PARTIR DA GEEKIE ONE

Oferecemos uma lista de materiais, entre livros, cadernos e apostilas, para a aquisição do aluno no início do ano. Além disso, também contamos com o material didático Geekie One.

Para uma geração que já nasceu em contato com o mundo digital, essa plataforma ajuda a aliar a tecnologia com a educação. De uso simples e intuitivo, o Geekie One permite aulas mais interativas, em que o conteúdo ganha aplicabilidade em contextos que se aproximam da vivência do estudante.

Com certificação do MEC, o Geekie One está sempre sendo atualizado com conteúdos relevantes, que servem de apoio no desenvolvimento de projetos e trabalhos pedagógicos alinhados à nossa proposta pedagógica. A plataforma também permite o acompanhamento dos estudantes por meio de dados e estatísticas. Assim, a escola e as famílias conseguem acompanhar seu aprendizado e oferecer uma educação mais assertiva às suas necessidades.

No componente de Educação Socioemocional, utilizamos o material didático do LIV (Laboratório de Inteligência de Vida). A proposta é ensinar os estudantes a lidar com seus sentimentos, desenvolvendo sua estabilidade emocional com carinho e delicadeza, para que na vida adulta lidem melhor com o estresse e a ansiedade.

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental esse aprendizado se torna ainda mais importante, levando em conta as pressões e responsabilidades que se estabelecem com a maior cobrança no ensino formal e aos próprios desafios da adolescência.

Habilidades como pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade também fazem parte da proposta do LIV, contribuindo para um melhor rendimento escolar, e maior maturidade para lidar futuramente com os desafios da vida adulta.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS

Nossa educação é baseada em projetos. Através deles é possível desenvolver uma série de habilidades. Entre elas, pensamento crítico, capacidade de comunicação, liderança, autonomia, facilidade de trabalhar em grupo, entre outras.

Diversidade é assunto sério!

Real ou Virtual, ser diferente é normal é o Projeto do 7º ano para tratar a importância do respeito à diversidade, evitando o bullying e cyberbullying e suas consequências.

Por conta da pandemia, estreitamos ainda mais nossa relação com a tecnologia. Embora ela tenha promovido a continuidade de muitos serviços, a partir de plataformas digitais e redes sociais, ela também causou a necessidade de aprender a lidar com as armadilhas da internet.

O projeto também consiste em fomentar ações realizadas pelos alunos em que eles criam vídeos para discutir os temas bullying, racismo e preconceito.

Projeto Vida Real ou Virtual, ser diferente é normal!

😄Para tratar a importância de respeitar as diferenças, o Projeto Vida Real ou Virtual: ser diferente é normal trouxe mais uma atividade lúdica e cheia de significados: o autoretrato dos estudantes!

A atividade não somente incentivou a criatividade como estimulou a reflexão sobre a individualidade do ser humano, e a importância em respeitar as diferenças.

A experiência proporcionou o contato com a arte e o jeito de ver a si mesmo, de maneira única.💙

Projeto Doar

🤗Adote um cofrinho faz parte do projeto Dia de Doar, idealizado pelo Lar Sírio, e é uma das ações escolhidas por nós para enriquecer o nosso Projeto Células do bem: seja uma também.

Com a ajuda de nossos estudantes do 9º ano, o @larsirio ganha novos disseminadores sobre a importância de doar.

Ao conhecerem o Projeto Dia de Doar, os alunos passam a compartilhar esta ideia entre amigos e familiares com objetivo de arrecadarem fundos destinados às crianças do Lar.  Os cofrinhos foram entregues ao Lar Sírio como uma contribuição financeira transformada em cuidado e amor.