De olho no desenvolvimento integral da criança, nossa proposta pedagógica está baseada em atividades lúdicas e vivências, a partir das metodologias ativas, para a criança descobrir, agir, perguntar e se socializar, favorecendo a construção da aprendizagem e as hipóteses que servirão de base para as aprendizagens futuras.
A aprendizagem se dá baseada em problemas, ou seja, a aquisição de conhecimento acontece por meio da resolução de situações propostas dentro do contexto de aula a fim de unir teoria e prática.
Também na Educação Infantil, iniciamos a metodologia de sala invertida, em que os alunos usam o tempo em sala para praticar e interagir com o professor e os colegas, deixando o aprofundamento teórico para momentos fora da escola, com o uso de recursos digitais.
A partir de jogos e brincadeiras, atraímos e plantamos a sementinha da curiosidade, gerando interesse do aluno na construção do seu conhecimento, de maneira natural.
Conheça um pouco mais dos nossos espaços e confira como o ambiente pode estimular a criatividade, a curiosidade e autonomia da criança.
Projetamos espaços adequados para receber com carinho as crianças da Educação Infantil porque acreditamos que esse cuidado com o ambiente pode contribuir com o processo de aprendizagem. Não é à toa que contamos com salas amplas, bem arejadas, com iluminação natural e banheiro privativo para estimular aos poucos a autonomia.
A circulação dos alunos é realizada através das rampas e o pátio integrado com as salas tem piso antiderrapante e anti-impacto, proporcionando mais segurança. Além do pátio coberto, contamos com uma área descoberta para atividades ao ar livre.
Base Nacional
Comum Curricular
Aulas da parte
diversificada do Ranieri
A avaliação do processo ensino aprendizagem é realizada de forma contínua, com uma análise diária do desempenho da criança, nos aspectos social, emocional e intelectual, respeitando o desenvolvimento dentro da faixa etária.
O processo de letramento e alfabetização começa ainda no maternal, quando a criança já tem os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita, sendo assim, a partir das turmas de jardim l, o desenvolvimento da escrita é acompanhado através de sondagens diagnósticas e contínuas, sendo para que a equipe atue diretamente na dificuldade do aluno e estimule a evolução.
Os responsáveis serão informados a respeito do desenvolvimento da criança na Reunião de Pais, que acontece trimestralmente. Os pais recebem a ficha de desempenho individual de desenvolvimento social, emocional e cognitiva do aluno.
Também há uma preocupação com a parte socioemocional desta criança que é trabalhada com aulas reflexivas e práticas abordando o medo, insegurança e conflitos, juntamente com as famílias.
“Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos.”, é o que a equipe do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acredita.
O LIV ajuda o aluno de Educação Infantil a reconhecer seus sentimentos e emoções básicas quando pensamos em vínculos afetivos, como medo, alegria, tristeza, raiva e amor. Neste segmento, as crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias.
Ao decorrer das leituras dos livros, o uso de fantoches abre espaço para a fala e escuta, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências e sentimentos.
O CURSO BILÍNGUE FAZ PARTE DOS NOSSOS SERVIÇOS ADICIONAIS
Os estudantes que optam por essa modalidade contam com professores capacitados.
No Curso Bilíngue oferecemos a imersão do estudante na língua inglesa, de modo que ele possa falar, escrever e entender o idioma como nativo. No total, são dez aulas semanais com focos diferentes para cada nível, trabalhando, de acordo com a faixa etária, as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Nas séries iniciais, por exemplo, ouvir e falar são destaques para que o estudante possa se familiarizar com o idioma e criar repertório.
O curso ainda oferece aulas dinâmicas e lúdicas, com a adoção de diferentes formatos, como jogos, atividades de culinária, música e expressão corporal. Também valorizamos a interdisciplinaridade, com a utilização de conteúdos de Matemática, Ciências e Tecnologia.
Nossa Educação é baseda em Projetos para que haja uma experiência em grupo, capaz de desenvolver habilidades de vida.
Nossos pequenos exploraram um pouco do bairro Belenzinho. A iniciativa faz parte do nosso Projeto Pequenos Exploradores, que propõe o desenvolvimento de habilidades nas crianças da turma do Jardim II, como o pensamento científico e crítico, a autonomia e a responsabilidade. As crianças foram acompanhadas da equipe do colégio.
“Não se renda ao consumismo: ser é melhor” A Feira de Bugigangas é projeto de conscientização ao consumismo e movimenta os estudantes de diferentes faixa etárias. Promovido pela turma de 8º ano, o projeto pretende endereçar reflexões sobre como a sociedade pode ser mais ativa na transformação dos padrões de consumo.
O projeto Lacres do Bem propõe a colaboração dos estudantes para reunir uma quantidade de lacres necessária para serem trocados por uma cadeira de rodas.
A ação foi finalizada com a recepção carinhosa dos alunos ao Guilherme, que recebeu a cadeira de rodas.