Como tornamos a escola um lugar ainda melhor para os estudantes e para a segurança das famílias?

Neste post, exploramos e demos algumas orientações de como nós, do Colégio Ranieri, tornamos a nossa escola um ambiente mais agradável para os estudantes e suas famílias.

O ambiente escolar, querendo ou não, tem grande influência na nossa formação.  Afinal, estima-se que por dia, uma criança passe cerca de 4 a 12 horas na escola, dependendo da idade e da dinâmica familiar. É um espaço de convívio social, gerando descobertas, novas experiências e, principalmente, aprendizados. Assim, é importante observar e avaliar como podemos oferecer um ambiente mais agradável e seguro para os estudantes e as famílias.

Muito mais que uma instituição para apenas transmitir conhecimento

Por influenciar no processo de socialização, antes mesmo da transmissão de conhecimento, a escola apresenta novos ambientes e práticas que irão influenciar na formação do caráter e personalidade das crianças, mostrando a importância do respeito, “regras básicas” para conviver em sociedade e estimulando o desenvolvimento social. Dessa forma, o papel é, além de transmitir conhecimento, ser também um exemplo e aconselhar os estudantes acerca dos melhores caminhos para o futuro.

Esse processo, geralmente, acontece de forma criativa, para que, assim, as crianças e jovens consigam absorver os valores e práticas de cidadania naturalmente. As competições em nossos Encontros Esportivos são bons exemplos de práticas em que é possível estimular sentimentos e valores, como a empatia, o trabalho em equipe, a aceitação quando se perde, entre outros.

No Ranieri, nos preocupamos em oferecer os ambientes mais adequados e agradáveis para os estudantes, tanto em relação ao espaço físico quanto à relação entre escola e família. Dessa forma, listamos alguns aspectos que podem ser valiosos para tornar a escola um lugar ainda melhor para nossos estudantes e para a segurança das famílias.

Leia também: Como ajudar seu filho a se organizar com seus estudos e tarefas escolares em casa

Como tornamos o espaço escolar ainda mais agradável?

• Integramos nossa escola com a família

Proporcionamos e incentivamos a interação entre as famílias e a nossa instituição de ensino, com respeito e diálogo. Como forma de construir essa relação mais sólida, realizamos atividades diferentes como Escola de Pais, Convenção de Pais, Pesquisas de Satisfação, Comitês entre Pais e outras iniciativas que incentivem a participação da família nas decisões da escola. Ao proporcionar que os responsáveis tenham mais influência sobre os projetos da escola geramos mais confiança e proximidade, fazendo com que, naturalmente, o ambiente escolar se torne mais agradável para a família e, consequentemente, para o estudante também.

• Contamos com uma equipe motivada e que vive o propósito da instituição

Ter uma boa relação e incentivar nossos colaboradores, desde os professores, equipe pedagógica ou trabalhadores de demais áreas da escola a darem o seu melhor, garantimos a nossa qualidade de ensino. Para isso, é preciso conhecê-los e entendê-los, abrindo espaço para debates e feedbacks, valorizando as opiniões e diferentes pontos de vista. Além disso, também contamos com programa de formação continuada de professores, uma ação que já faz parte da nossa cultura para manter nossa equipe atualizada.

• Estabelecemos um diálogo aberto – também com nossos alunos

Mostrar-se disponível para ouvir os estudantes estimula a confiança e demonstra acolhimento e respeito. E é exatamente isso que fazemos! Oferecemos espaços de escuta ativa como uma forma de compreender o comportamento do estudante, suas necessidades e ideias de contribuição ao ambiente escolar.

• Sempre estamos de olho nas atualidades

O mundo está em constante mudança e é importante que a escola consiga adaptar-se a elas. A tecnologia pode ser uma aliada tanto para os professores e alunos, trazendo mais praticidade para o processo de ensino e aprendizagem, quanto para o relacionamento com os pais e responsáveis. Atualmente, contamos já com parceiros para oferecer atividades e ferramentas atuais, como games educativos e aplicativos, que podem ajudar na relação e interação entre todos os indivíduos.

• Nossa infraestrutura também é cuidadosamente pensada para melhorar a experiência dos estudantes e das famílias.

Ter a certeza de que os espaços da nossa escola oferecem bem-estar e ainda incentivam a autonomia, a criatividade e o convívio social dos estudantes é algo muito importante e que faz parte da nossa proposta pedagógica.

Como exemplos, contamos com a sala de música, o espaço Vila do Saber, que é uma cidade cinematográfica para incentivar o aprendizado das crianças a partir da ludicidade. Também temos um espaço dedicado aos estudantes que ficam por mais tempo na escola, com sala de yoga, sala de cinema, sala de brinquedos, atelier, cozinha experimental e muito mais.

Nós valorizamos o ser humano, ouvindo as necessidades e opiniões da comunidade escolar e estimulando o diálogo.

Podemos perceber a importância de uma escola que se mostre interessada nos interesses dos estudantes, famílias e colaboradores, influenciando diretamente no ambiente que é construído. Então, conheça bem a escola do seu filho(a), preocupando-se com os valores e exemplos que quer que lhe sejam repassados, tornando-o um cidadão consciente e empático e contribuindo para que ele tenha boas lembranças da sua infância no futuro.

Confira também as publicações:

A importância da Educação Socioemocional nas escolas

Meu filho acabou a Educação Infantil, e agora?

RaniCast Ep.12: Você tem controle sobre o que acessa nas redes?