Desenvolvimento do bebê de 12 a 24 meses

Conheça as características do desenvolvimento de cada mês do bebê!

Já falamos sobre o desenvolvimento dos bebês de 04 a 12 meses. Agora, vamos falar sobre como acontece o desenvolvimento dos 12 aos 24 meses?

Esses meses são marcados pela independência, mudanças de alimentação e melhoramento da fala que as crianças começam a demonstrar. Esse é um momento muito dinâmico e que inclui marcos que ficam para sempre na memória dos pais, sendo importante também para o crescimento emocional do bebê. Isso porque, nessa fase, o incentivo dos pais para o desenvolvimento tem muita influência.

Confira as fases e os momentos mais marcantes delas neste artigo e dicas que aplicamos no nosso berçário!

Dos 12 aos 14 Meses: independência nos movimentos!

Nesses meses, o bebê começa a ser mais ativo e a ter mais independência em alguns movimentos, como ficar em pé segurando em algo, agachar-se para pegar objetos no chão, pegar na colher com mais firmeza e levar até a boca sozinho, entre outros. 

Isso acontece também com a fala. A criança pode estar mais falante, mas nem sempre conseguimos entender, por conta da dicção nessa fase do desenvolvimento. Além disso, começam a balbuciar algumas palavras aleatórias. De acordo com documento publicado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA), é previsto que as primeiras palavras apareçam a partir dos 12 meses.

Nesse momento, podemos observar também mudanças na alimentação. Os bebês começam a ter mais preferências em relação aos alimentos, passando a escolher quais querem ou não e podem entrar em um período de perda de apetite. Dessa forma, os pais precisam ficar atentos. Achamos interessante ressaltar também que não há necessidade de interromper a amamentação e essa deve ser uma escolha da mãe, sentindo a necessidade do bebê de continuar mamando ou não.

Quanto ao sono, depende da rotina de cada criança. Ele ainda pode ser irregular, com algumas crianças dormindo durante o dia e outras dormindo a noite toda. Mas, não se preocupe! É normal e, como comentamos, varia de criança para criança e dependendo da rotina. 

Um alerta! Novos dentinhos irão surgir nessa fase e podem causar irritação, dor e, consequentemente, choro, podendo influenciar no sono. Se  isso acontecer, conversar com o pediatra é uma opção interessante para entender como lidar melhor com a fase. Além disso, temos uma dica: aromaterapia e massagem podem ser ótimas maneiras de acalmar o bebê.

Dos 15 aos 17 Meses: introduzindo a alimentação sólida

Com 15 meses, o seu bebê vai demonstrar mais curiosidade e se comunicar melhor, sabendo reconhecer o seu nome. Atividades como contar histórias, mostrar imagens nos livros, dançar e cantar músicas, além de divertirem o seu bebê, também são importantes para o seu desenvolvimento.

Nesse período, o desenvolvimento motor já está mais avançado! O seu bebê já pode conseguir andar para frente e para trás, ficar na ponta dos pés e realizar facilmente atividades como empilhar blocos de madeira.

Além disso, no 15º mês o bebê já inicia uma alimentação mais sólida, com temperos mais leves e naturais. Introduzir alimentos variados é um passo importante, moldando a alimentação dele pelo resto da vida e o conscientizando a comer alimentos saudáveis, como verduras e frutas.

Leia também: As primeiras fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor o seu filho

Dos 18 aos 23 Meses: reforce a rotina!

Já nesses meses, para se sentirem bem, as crianças precisam de organização. Então, reforçar a rotina é muito importante, definindo horários para cada refeição, para a hora de brincar, para o banho, entre outras atividades. 

Quanto ao desenvolvimento motor, podem realizar atividades mais dinâmicas e interativas, como começar a correr, subir e descer escadas, chutar uma bola… É um período em que interagem bastante com seus pais e pessoas do seu convívio.

O sono do bebê a partir dos 18 meses tende a ser tranquilo, mas algumas crianças podem pedir a companhia dos pais ou ainda acordar durante a noite

Já em relação a fala, os 18 e 22 meses as crianças são capazes de emitir cerca de 20 palavras e entender cerca de 50, entendendo ordens rotineiras como “pegue o brinquedo e guarde na caixa”, por exemplo.

Confira: Mitos e verdades sobre a educação bilíngue para crianças

24 meses: chegaram os 2 aninhos!

Aos dois anos, a comunicação das crianças está em fase de expansão. Usam mais palavras, são mais interativas com as pessoas que a cercam, brincam mais com outras crianças. Os pais podem utilizar brinquedos educativos, criando um ambiente lúdico, que irá estimular o seu desenvolvimento cognitivo e a sua coordenação motora no geral, conseguindo passar para as crianças, também, uma sensação de segurança.

Uma observação marcante dessa fase é que as crianças começam a exigir mais atenção. Portanto, tenha paciência para responder e educá-los, corrigindo e mostrando o melhor jeito de fazer o que precisam. Trabalhe o diálogo, a resolução de conflitos e a empatia e mostre ao seu filho, com carinho, o que ele pode ou não fazer.

É uma fase de aprendizagem, em que as crianças absorvem facilmente o que acontece no ambiente ao seu redor, por isso, esteja atento ao que assiste na televisão, por exemplo e às palavras que utiliza quando o seu bebê está por perto.

De maneira gradual, começam a aprender a como se vestir sozinhos, escovar os dentes, dar nome às pessoas e objetos, dentre outras pequenas atividades para nós adultos, mas que para eles são grandes aprendizados que absorvem no dia a dia.

Sabemos que cada bebê se desenvolve no seu tempo. Por isso, se tiver dúvidas se o desenvolvimento da sua criança está acontecendo de forma natural, consulte um especialista.

Confira também: