Empoderamento feminino: como educamos uma nova geração?

Entenda a importância de trabalhar o tema ‘Empoderamento Feminino’ na educação e como nós, do Colégio Ranieri, capacitamos a nova geração para cargos de liderança e conscientização de equidade de gênero.

O ambiente escolar que promova a igualdade de gênero, autonomia, autoconfiança e empatia é fundamental para o empoderamento feminino, assim como para a formação e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

De acordo com o levantamento realizado pela Grant Thornton, os cargos de liderança são representados por apenas 38% das mulheres. Este dado reforça a relevância e importância de um trabalho focado na promoção da equidade de gênero desde a educação básica.

Assim como nossa mantenedora, Janaína Rangel Jordão, muito bem ressalta em entrevista para o Escolas Exponenciais. De acordo com a gestora do Colégio Ranieri, para que as meninas ocupem cargos de liderança, a escola precisa desenvolver as habilidades e competências necessárias, como:

1. Resolução de problemas
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Colaboração e trabalho em equipe
  5. Inteligência Emocional
  6. Conscientização sobre equidade de gênero

O desenvolvimento destas e outras competências são importantes para a formação de uma nova geração, assim como para enaltecer o empoderamento feminino, que envolve uma série de ações que buscam fortalecer a autoestima, autoconfiança e autoliderança das mulheres. Então, por que este tema é tão relevante para a educação?

“Para que os preconceitos, que eram muito mais fortes no passado, sejam cada dia mais uma questão ultrapassada e as meninas entendam que elas podem ser o que elas quiserem”, destaca Janaína Rangel, mantenedora do Colégio Ranieri.

Isso pode incluir a promoção da educação, a defesa dos direitos das mulheres, a igualdade salarial, a inclusão no mercado de trabalho e na representação política, e, claro, nos cargos de liderança. É desta forma que o Colégio Ranieri busca transformar a educação e preparar nossos alunos e alunas para a vida.

Como promover o empoderamento feminino a partir das habilidades de liderança?

Resolução de problemas

A resolução de problemas é uma competência que, na verdade, envolve uma série de habilidades, como pensamento e análise crítica, criatividade, tomada de decisão responsável e assertiva, comunicação efetiva e colaboração em equipe.

Todas essas habilidades integradas à gestão de conflitos são valiosas e importantes para as mulheres e para os homens em todas as áreas da vida, desde a resolução de problemas interpessoais até problemas complexos do dia a dia, no trabalho e na escola.