As fases da Educação Infantil: o que se aprende em cada uma delas?

Conheça as principais características da sua criança dos 3 aos 5 anos, entendendo quais características são normais para cada faixa etária e o porquê. 

Após 36 meses de vida, as crianças ingressam num mundo diferente: o da Educação Infantil. E com essa nova fase, novas habilidades são desenvolvidas.

É aqui que surge a exploração da imaginação e famosa fase dos “porquês”, fazendo com que a criança tenha a sua visão de mundo própria, em vez da real percepção dos fatos, produzindo um senso de individualidade. 

Entenda mais sobre cada uma das fases! 

As primeiras fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor o seu filho

Os 3 anos

Com essa idade, a criança faz mais perguntas, consegue ir ao banheiro sozinha e desenvolve mais capacidades afetivas. No entanto, alguns pais dizem que o comportamento infantil aos 3 anos de idade é mais difícil de lidar do que as fases anteriores. 

Isso porque, nessa fase, acontece o ganho do senso de determinação e de outros marcos importantes, como:

  • A evolução da fala

O enfrentamento, decorrente de determinação, surge também da evolução da fala. Uma criança de 3 anos é extremamente ativa e quer viver com intensidade, enriquecendo, assim, o seu vocabulário e habilidade de expressão, começam a surgir as respostas de contrariedade e mais birras.

Assim, é importante ter em mente que essa é uma das formas que as crianças descobrem o mundo, por isso, deixar que estimulem a criatividade é necessário, mas isso não significa que não haverão limites e ordens.

  • A fase edipiana

O nome desta fase se dá à fábula Édipo. Nessa idade, começa a acontecer a descoberta do gênero e a criança começa a reproduzir os comportamentos dos pais. Por isso, podem acontecer ciúmes e tentativas de chamar atenção.   

Além disso, nessa fase, podemos aproveitar a linguagem lúdica para ensinar brincando, exercitando a criatividade e independência das crianças.

Confira: RaniCast Ep07: Da Educação Infantil para Ensino Fundamental: como lidar com a transição?

Os 4 anos

Nessa fase, mostram estar desenvolvendo habilidades na linguagem oral e escrita. E, além disso, chegam à fase da afirmação, enfrentando os limites dos pais com mais segurança. Você já presenciou uma criança argumentando porque deveria poder fazer algo, com argumentos que não fazemos ideia de onde surgiram? Pois é, isso geralmente acontece nesse momento, dando asas à imaginação. 

A criança ainda não consegue distinguir com facilidade o que é fantasia e o que é a realidade, então, essas histórias e justificações mirabolantes costumam surgir, assim como os amigos imaginários.

Fica a dica: a paciência vai ser a sua melhor amiga, lembre-se que é uma fase de aprendizado e não tenha medo de ser firme com as suas decisões! Além disso, analise as histórias e auxilie o desenvolvimento da criatividade, como por exemplo, por meio de histórias e atividades lúdicas.

Conheça mais algumas características do desenvolvimento de uma criança de 4 anos:

  • Energia de sobra

Como consequência do conhecimento e exploração do seu potencial cognitivo, a energia das crianças continua alta, podendo fazer com que comecem a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Mas não se preocupe, dessa forma as crianças vão desafiar as suas habilidades cada vez mais.

  • São seres falantes

Você fala, a criança repete. É mais ou menos isso que acontece nessa fase. Tenha calma e cuidado para que a criança não ouça algo que não deveria falar nessa idade.

  • A fase do “por quê?”

Agora, o seu pequeno quer saber como as coisas funcionam e porque são dessa forma. Isso acontece porque o desenvolvimento do raciocínio e do desenvolvimento da fala está acontecendo a todo o vapor, procurando, inconscientemente, ampliar o seu vocabulário e entender melhor como o mundo ao seu redor funciona.

Conheça mais sobre como fazemos aqui no Ranieri: Soft skills: o que são e como desenvolvemos aqui no Ranieri

Os 5 anos

Agora, as crianças já demonstram um avanço no processo de alfabetização e das habilidades comentadas nas fases anteriores, demonstrando mais independência, como por exemplo, conseguindo pôr e tirar a própria roupa sozinha e se equilibrarem melhor. Também, iniciam o fechamento do desenvolvimento neuropsicomotor.

Além disso, as crianças já conhecem diversas palavras – estima-se que cerca de 10 mil – gostando mais de algumas que de outras, pensando um pouco mais antes de falar e começando a entender que algumas palavras talvez não sejam adequadas para se falar em público. 

Também já são capazes de gravar informações como seu nome completo, idade e quando faz aniversário e começam a ter mais noção de como funciona a passagem do tempo. Como por exemplo, de hoje, ontem e amanhã, conseguindo formar melhor as frases e explicar o que aconteceu na escola ontem, por exemplo.

A imaginação e criatividade seguem férteis e é um ótimo momento para começar a conversar sobre emoções, uma vez que começam a ter acesso a novos sentimentos, como a frustração. Aqui no Ranieri, temos as aulas de LIV e socioemocional desde a educação infantil, mostrando a partir da contação de histórias e jogos lúdicos como as crianças podem lidar com cada uma das suas emoções, seja ela o medo, tristeza, raiva ou alegria.

O mais importante nessas fases é lembrar que tudo faz parte do aprendizado e desenvolvimento das crianças e, que um dia, também já passamos por isso. Assim, procure ter calma e paciência para lidar com as birras e contradições, auxiliando o seu filho a como pode lidar melhor com cada uma das situações. 

Leia também:

Desenvolvimento do bebê de 4 a 12 meses