Meu filho acabou a Educação Infantil, e agora?

Os medos mais comuns que as famílias sentem na transição do(a) filho(a) da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais

Para a maioria dos pais, a transição do(a) filho(a) da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é um momento marcado por alguns medos e incertezas em relação em como a criança irá lidar com sua nova rotina. Afinal, ela passará a ter avaliações, trabalhos e responsabilidades que antes não tinha.

Antes de tudo, é importante ressaltar que esses medos são mais comuns do que parecem. O segredo é não deixar que essa preocupação seja passada para a criança, pois se ela observar que os pais estão apreensivos, provavelmente irão ter o mesmo sentimento.

Quais são os medos mais comuns sentidos pelas famílias nesta transição?

• Medo do novo espaço

Para as crianças que estão vindo de escolas menores, os pais sentem medo da criança não conseguir se enturmar, medo dela se perder porque o colégio é muito grande, medo do filho se sentir deslocado, medo dela se machucar, medo do bullying, etc.

Já para as crianças que fazem essa transição na mesma escola, apesar da familiaridade com o ambiente, elas terão pequenas mudanças na rotina que também acabam deixando os pais apreensivos, como por exemplo, o medo da criança não seguir com os mesmos amigos e se sentir desmotivada.

No Ranieri, antes das aulas começarem, para ajudar no processo de adaptação da criança, fazemos uma dinâmica de aproximadamente duas horas em que o estudante pode levar um familiar para o colégio. Neste dia, ela irá conhecer seus professores e colegas, deixando a experiência do primeiro dia muito mais tranquila.

• Mudança de rotina

Ao ingressar no Ensino Fundamental, a criança terá que lidar com uma rotina que antes não estava acostumada, pois ela será apresentada a novos desafios e responsabilidades, tal mudança que causa medo e calafrio em muitos pais.

Aqui no colégio, procuramos fazer essa transição de forma gradual e não imediata. No primeiro ano dos Anos Iniciais, o estudante passa a ter cinco aulas ao invés de quatro, sendo que a metodologia continua a mesma da Educação Infantil, porém se explora mais a questão da autonomia e das responsabilidades. A partir do segundo ano é quando de fato a mudança acontece por completo, a carga horária aumenta para seis horas e as notas e boletins começam a existir.

• Nova metodologia de ensino

Muitos pais imaginam que a criança, ao ir para o Ensino Fundamental, deixará de realizar as atividades e brincadeiras que ela tinha na Educação Infantil e que, a partir de agora, seu tempo no colégio será 100% dentro da sala de aula. Porém não é isso que acontece.

No Ranieri, as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais possuem uma rotina repleta de diversas aulas e atividades diversificadas, como por exemplo, natação, música, ritmo, educação tecnológica, educação socioemocional, esportes e muito mais! Tudo pensado e planejado para promover o desenvolvimento da autonomia das crianças e prepará-las para os novos desafios de sua vida.

Quer saber mais como essa transição funciona na prática? Assista ao episódio 7 do RaniCast onde conversamos com as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais.