Por que a educação socioemocional é um diferencial para o estudante que vai fazer ENEM e vestibular?

A fase de vestibulares e ENEM é a mais estressante que os estudantes de Ensino Médio passam. Os meses que antecedem são preenchidos com estudos, planejamentos e preparações, mas também com muita ansiedade.

Nesses momentos, a educação socioemocional pode ser um diferencial na vida do estudante. A aplicação das habilidades adquiridas começa bem antes da prova em novembro.

Gerenciamento de tempo e estudos

Duas das principais competências socioemocionais são a de conseguir estabelecer objetivos e gerenciar o tempo. Os estudantes que dominam essas competências, conseguem já na preparação definir o que estudar, por quanto tempo, quando e o quanto para conseguir chegar à excelência.

Tomar decisões

Nessa fase a pressão para a escolha de qual faculdade seguir é percebida e pode gerar estresse e ansiedade nos jovens. Mas as aulas de socioemocional podem deixar esse momento da escolha mais tranquilo para o estudante, pois constantemente já realiza a ponderação de decisões conscientes, quais critérios devem ser levados em consideração, como e porque de cada motivo e principalmente, como se sentem nesse momento e com a decisão escolhida.

Gerenciamento de sentimentos

A fase dos 16 aos 18 anos já é marcada por uma avalanche de emoções intensas, a entrada para a vida adulta pode ser atribulada emocionalmente. Quando em contato com instruções socioemocionais, o jovem tem a capacidade de compreender o que sente, por que sente, o motivo do sentimento e como lidar com essas emoções, colocando em uma perspectiva ampla conseguindo gerenciar melhor e manejar da melhor forma de lidar com isso.

Empatia

A empatia é essencial para que nesse momento ele consiga se relacionar socialmente, seja com outros jovens que estão passando pelo mesmo ou com as outras pessoas que o cercam. Por ser tempos de pressão, muitas vezes, os jovens podem ficar dessensibilizados e desconsiderar sentimentos alheios, a empatia tem o aqui o papel de permitir que as relações sociais não sejam mais um fardo e sim um recurso auxiliador.

Lidar com estresse, ansiedade e pressão

Ser capaz de cuidar de sentimentos tão complexos é uma habilidade exercida por toda a vida e que nem todos os adultos conseguem. A educação socioemocional tem importância não apenas para o ENEM e vestibulares, mas para a vida. Porém, nessa fase, conseguir lidar com essa questão pode ser crucial para que a experiência seja o mais tranquila possível. Muitos estudantes possuem um ótimo repertório e preparo acadêmico, mas ao realizar a prova são tomados pela ansiedade e não conseguem resolver as questões, escrever a redação, se lembrar de conceitos e podem ter reações físicas os incapacitando de finalizar o exame.

É nesse momento que as aulas de socioemocional se fazem essenciais e diferenciam os estudantes que tiveram essa experiência no cotidiano. Os jovens com essa instrução, já lidam com esses sentimentos e sabem como gerenciar, não permitindo que afete o progresso e realização do exame.

Muitos acreditam que saber lidar com a ansiedade é a única habilidade a ser desenvolvida, mas como conversamos nesse texto anteriormente, ela é só mais uma competência importante. É bom termos em mente que a prova é o ponto final, mas para chegar até ali o estudante teve um ano (ou mais) inteiro.

A educação socioemocional é mais que uma disciplina agregadora, ela é essencial para progressos tranquilos, experiências proveitosas e para a manutenção de uma vida de conquistas. 

Aqui no Colégio Ranieri, as aulas de educação socioemocional se dão desde a Educação Infantil, na primeira infância e seguem propondo reflexões que levam ao autoconhecimento até o fim do Ensino Médio. 

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