Ranicast 18 – A corresponsabilização da família e da escola na educação dessa nova geração

Neste episódio do Ranicast, Janaína, acompanhada de Selma Brito, profissional que possui 36 anos de experiência em Gestão Educacional, CEO do grupo Reme (Rede de Movimentos Educacionais) e diretora pedagógica do Villa Global Education falam sobre a corresponsabilização da família e da escola na educação.

No podcast, Selma explica que antes a estrutura familiar e escolar se dividiam desta forma:  a família era responsável pela educação ética e moral e a escola era responsável pelo aprendizado acadêmico.

Brito discute que hoje esse modelo sofreu alterações. Segundo ela, a grande questão dessa mudança foi o individual, que passou a ser maior que o coletivo. Ou seja, as questões individuais, tornaram-se maiores que o poder da escola e da família.

No podcast, a CEO aborda que as famílias estão cada vez mais distantes dos seus filhos, possuindo um tempo mínimo de educação voltado a eles. Dessa forma, ela acredita que essa postura tem afetado as relações dos alunos na convivência escolar.

Assim, Selma destaca a importância de existir uma união entre escola e família, para que a educação, dos filhos e estudantes, seja saudável. Para ela, é fundamental que a escola peça ajuda às famílias, da mesma forma que as famílias peçam ajuda à escola, para somarem forças por meio da comunicação não violenta.

Ademais, a convidada discutiu no podcast que a escola e a família possuem papéis complementares e que hoje não existem tarefas da escola e tarefas da família, como era antes. Todas as tarefas pertencem aos dois lados e apenas com o diálogo existe a capacidade da escola e da família enxergarem essa questão.

Na conversa, ainda é discutido a importância do respeito dentro das salas de aula e como lidar com realidades diferentes umas das outras em contextos de variadas estruturas familiares, religiões e o papel da escola enquanto laica. No podcast, Selma afirma que todos esses diferentes cenários devem ser trabalhados sob a ótica do respeito e da empatia.

As educadoras finalizam a conversa apontando que a corresponsabilização da família e da escola na educação dessa nova geração só é possível a partir do diálogo e do entendimento dos novos cenários que esse tempo nos apresenta e, a partir disso, é possível traçar estratégias para lidar com a educação familiar e escolar dos alunos com assertividade.

Fique por dentro desse bate-papo conferindo o vídeo em nosso canal no YouTube ou ouvindo o RaniCast no Spotify!

Acesse também os últimos episódios:

RaniCast EP 16 Especial Dia das Mães: por que nos sentimos tão culpadas?

RaniCast EP 15: Em tempos de ChatGPT, descubra o papel da escola na vida dos estudantes

RaniCast EP14: Como criar filhos nativos digitais para serem felizes no mundo real?