O episódio do RaniCast abordou um dos aspectos mais desafiadores da maternidade: dizer não. As três mães convidadas compartilharam suas experiências e rotinas com os filhos, destacando a complexidade de conciliar responsabilidades familiares, como trabalho, terapia e atividades escolares. Elas enfatizaram a importância de estabelecer limites para o desenvolvimento saudável das crianças, reconhecendo que dizer não faz parte desse processo educacional. Durante a conversa, as mães discutiram como lidam com o sentimento de culpa ao impor limites aos filhos, especialmente quando isso pode magoá-los. No entanto, todas concordaram que dizer não é essencial para o crescimento e aprendizado das crianças, pois ajuda a construir resiliência, autonomia e responsabilidade. Foram compartilhadas experiências específicas, como a necessidade de impor limites em relação ao uso de dispositivos eletrônicos, lidar com a frustração dos filhos quando não conseguem o que querem e manter as promessas feitas aos filhos para garantir credibilidade e confiança. Além disso, as mães ressaltaram que aprender a dizer não é um processo contínuo e desafiador, mas fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Cada experiência compartilhada serviu como exemplo de como os limites são necessários para ensinar valores, promover o autocontrole e preparar as crianças para enfrentar desafios na vida. O episódio encerrou com votos de um Feliz Dia das Mães e incentivo para os ouvintes participarem com sugestões de pauta, mostrando a importância de compartilhar experiências e aprendizados sobre a maternidade.

Ranicast 23 – Especial Dia das Mães: a difícil tarefa de dizer “não”.