RaniCast Ep 13 – Materiais Digitais: por que é importante inseri-los na educação das crianças e jovens?

Uma educação para a inovação: entenda como inserir materiais digitais, letramento digital e educação nas metodologias de ensino

Vivendo em um mundo que está em constante evolução, principalmente no digital, é inevitável o contato das crianças com a tecnologia. Com isso, as escolas passaram a inserir os materiais didáticos de maneira online, com o intuito de não só inovar, mas, sim, ressignificar o seu uso para que as crianças possam também aprender nesse meio. Mas, afinal, qual a importância de aderir metodologias inovadoras, como materiais digitais, educação midiática e letramento digital?

Para refletir mais a fundo essa questão, convidamos a proprietária da A. Amorelli Educação e sócia da Rede Aprendente, Andrezza Amorelli, para o XXº episódio do RaniCast, apresentado pela Mantenedora e Diretora Pedagógica, Janaína Rangel Jordão. Nesta pauta, foi discutido como esse envolvimento com o digital impactou as escolas e, principalmente, as famílias.

Com a presença da tecnologia em nossas vidas, o Ranieri viu como necessário adotar o uso de materiais digitais, e, para isso, foi escolhido o Geekie One. A utilização desse recurso, no entanto, está relacionada com os valores da escola, que incentiva os estudantes a explorar as tecnologias digitais de forma crítica e ética.

Entre os resultados, foi percebida uma mudança positiva tanto para os alunos, que interagem melhor com as atividades, como para os professores, que conseguem enxergar o desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes, além do material oferecer dados que ajudam no dia a dia para as intervenções que precisam ser feitas.

No entanto, muitas famílias ainda se questionam sobre como os materiais digitais influenciam na alfabetização, na prática da caligrafia, entre outras questões do aprendizado. Em frente a esses desafios, como a diretora, educadora e mãe, Andrezza, enxerga essas questões?

A educadora percebe a Geekie como solução, e isso porque a apostila está sempre atualizada, e pode tornar o processo de aprendizagem de cada criança lúdico e personalizado. Em um cenário pós-pandêmico, é inegável a defasagem em massa que muitos alunos tiveram, por isso, ter à disposição um sistema de fácil acesso, que permite alterações rápidas e um conteúdo amplo de base para a matéria que está sendo lecionada é fundamental.

De acordo com Andrezza, o digital não é um recurso, mas sim um curso: “a apostila traz um conhecimento para o seu filho aplicar. Só fazendo exercícios, não garante o processo de aprendizagem”. Isso quer dizer que os materiais digitais exploram mais as competências que os jovens têm para desenvolver.

Outra questão que foi colocada em pauta é: “Como a escola pode contribuir melhor com dúvidas e preocupações e convidar as famílias para fazer parte desse processo inovador?”. Segundo Andrezza, o papel que vemos hoje das escolas e das famílias é diferente de antigamente. Os pais devem deixar com que os filhos desenvolvam sozinhos suas habilidades, como no momento da tarefa de casa, para que tenham autonomia.

“O grande motivador da Geekie, é a aprendizagem do estudante”, afirma Andrezza.

O Colégio Ranieri, em 27 anos, sempre buscou soluções e inovações com foco na melhoria na aprendizagem dos alunos; e os materiais digitais se mostram como um processo desafiador, mas essencial, tanto para o crescimento da escola quanto para o desenvolvimento das crianças. É uma busca pela inovação, mas de maneira que faça sentido para todos.