Ranicast EP 17 – Especial mês dos Pais

A nova geração de pais e como ela tem impactado uma nova geração de filhos

Nascidos e criados em uma era digital e conectada, a nova geração de pais tem encarado de forma diferente a educação dos filhos, envolvendo-se ativamente na escola e sendo conhecidos por suas participações proativas e engajadas, buscando sempre estar presentes nas etapas de desenvolvimento acadêmico e pessoal das crianças.

Neste episódio, os convidados especiais Fábio Henrique e Rafael Paraíso contam sobre a rotina ativa e participativa na vida dos filhos. Fábio, empresário, é pai de André (7 anos de idade) e Carolina (2 anos de idade) e explica que divide a responsabilidade de cuidar da vida pessoal e escolar dos filhos de forma conjunta com a esposa.

Da mesma forma, Rafael, empresário e pai de Nicolas (2 anos de idade), relata a rotina de revezamento que possui com sua esposa.

Em ambos os casos, os pais Fábio e Rafael ajudam na organização do material escolar, do uniforme e na produção do lanche que será levado pela criança para a escola. Na oportunidade, Fábio e Rafael compartilharam suas experiências em comum no que diz respeito à educação dentro e fora de casa quando crianças, onde a criação do filho era papel da mãe e a participação do pai na criação era quase inexistente.

Segundo Rafael, toda a sua criação foi feita pela mãe, sem o auxílio do pai. Da mesma forma, Fábio afirma que sua mãe era responsável pela sua educação e pelas tarefas diárias da casa, não contando com a ajuda do pai. Ele ressalta ainda que, na época, não havia esse vínculo entre família e escola, e que a tecnologia de hoje certamente contribuiu muito para essa aproximação.

Ao serem questionados se a licença paternidade de apenas cinco dias no Brasil é suficiente para acompanhar os filhos, Fábio e Rafael entendem que não. Para Rafael, o prazo precisa ser estendido e, se possível, ser integrado entre pai e mãe, uma vez que cada um possui necessidades pessoais durante todo o processo, e cinco dias para uma “mudança drástica” na família não é o ideal. Na mesma linha de pensamento, Fábio reforça que cinco dias não é suficiente para entender a nova rotina a ser enfrentada.

Através do episódio apresentado, podemos perceber que o fato de a nova geração de pais estar cada vez mais envolvida na educação e no cuidado dos seus filhos, buscando uma abordagem mais equilibrada e participativa impacta positivamente no desenvolvimento das crianças, proporcionando um ambiente mais saudável e estimulante para o seu crescimento. Além disso, os pais estão se adaptando às novas demandas da sociedade, buscando se informar e se capacitar para lidar com os desafios da paternidade.

Confira o episódio completo no nosso canal no Youtube ou no Spotify.

Acesse também os últimos episódios: