Soft skills: o que são e como desenvolvemos aqui no Ranieri

Essas habilidades, tão buscadas no mercado de trabalho atual, são desenvolvidas desde a primeira infância

Durante o desenvolvimento de um projeto da escola, é comum haver desentendimentos. Afinal, estamos cientes de que um grupo de pessoas é também um grupo de ideias, valores e comportamentos diferentes. Então, como os estudantes estão se saindo nesses projetos? Como falar para um colega que a ideia dele não é tão boa, ou que o outro colega precisa brincar menos e produzir mais?

As perguntas acima parecem simples de serem respondidas, mas sabemos que a maneira como os estudantes lidam com esses pequenos conflitos depende das habilidades que eles desenvolveram até aqui.

E são essas habilidades comportamentais ou interpessoais fundamentais para que qualquer estudante tenha destaque em suas relações pessoais e profissionais, também chamadas de soft skills.

As soft skills são habilidades aprendidas de maneira mais subjetiva, por isso são difíceis de mensurar. Possuem características diferentes das hard skills, ou seja, das habilidades que podem ser quantificadas, como o nível de conhecimento em matemática, português ou qualquer outro componente curricular.

O mercado de trabalho também está mudando

Você já se deu conta de que à medida que muitas das partes altamente técnicas do trabalho são cada vez mais automatizadas ou substituídas por ferramentas tecnológicas, as empresas vêm buscando profissionais que sejam capazes de resolver problemas, conciliar responsabilidades maiores e trabalhar bem com os demais?

Segundo reportagem da BBC News no Brasil, uma análise de mais de 80 milhões de anúncios de emprego em 22 setores do mercado conduzida pela ONG especializada em educação America Succeeds, em 2021, concluiu que quase dois terços dos cargos listaram soft skills entre as qualificações exigidas.

E, entre os anúncios de emprego, das 10 habilidades mais exigidas, sete eram soft skills, incluindo boas capacidades de comunicação, solução de problemas e planejamento.

O mesmo relatório demonstrou que certos tipos de cargos priorizam ainda mais soft skills. Estas habilidades foram as qualificações mais desejadas para 91% dos cargos de gerência, 86% dos cargos de operações comerciais e 81% dos empregos no setor de engenharia — o que pode ser surpreendente, já que este é um campo considerado altamente técnico.

E quais são as soft skills mais trabalhadas aqui no Ranieri?

Liderança, empatia, comunicação, inteligência emocional e pensamento crítico são algumas das soft skills trabalhadas aqui no Ranieri. Mas existem várias outras habilidades que nossa proposta pedagógica nos ajuda a desenvolver, como por exemplo, a proatividade, criatividade, resiliência, trabalho em equipe, gestão do tempo e organização e muitas outras.

Você pode estar se perguntando, mas como a equipe do Ranieri desenvolve essas habilidades, na prática? A resposta é: a partir dos 4 pilares que norteiam nossa proposta pedagógica: educação baseada em projetos, colaboração, empreendedorismo e pensamento sustentável.

Se pensarmos em todas as habilidades necessárias para criar um projeto, vamos nos deparar com o trabalho em grupo, que nos ensina a ouvir, falar, respeitar a opinião diferente e ainda a entender a importância do pensamento colaborativo, compartilhando experiências diversas a ponto dos estudantes conduzirem o projeto para um bom resultado, de maneira proativa e vivencial. Afinal, acreditamos que o indivíduo aprende melhor na coletividade.

Outra habilidade de vida muito importante, inclusive, para o mercado de trabalho atual, mas que também é trabalhada já desde cedo é o olhar empreendedor. Nos dias atuais, destacam-se pessoas com pensamento crítico, que conseguem solucionar problemas complexos.

Para lidar com as adversidades ao longo da vida, precisamos ser pessoas inovadoras e realizadoras, capazes de identificar as oportunidades em meio à crise. São essas pessoas capazes de enxergar soluções para problemas sociais, estruturais, econômicos e culturais. Sem o olhar empreendedor, vivemos sob uma visão sistematizada que não provoca novas perguntas e muito menos manifesta novas respostas.

Para treinar e desenvolver as soft skills, criamos cuidadosamente projetos, atividades e eventos, como as visitas pedagógicas, os projetos de Diversidade, Rani Chef, Ecobag, Exploradores, Empresa Fictícia para os estudantes do Ensino Médio, e muitas outras iniciativas.

Enquanto o estudante vivencia essas iniciativas, ele tem contato com situações reais que exigem o treino de muitas habilidades para concluir um bom trabalho. Todas elas serão úteis para alcançar o sucesso em suas relações pessoais e profissionais.

Habilidades de vida: como estão sendo cobradas nos principais vestibulares?

Como criar filhos nativos digitais para serem felizes no mundo real?

A importância da Educação Socioemocional nas escolas

Você tem controle sobre o que acessa nas redes sociais