Você sabe realmente qual é a diferença entre a educação tradicional e a educação moderna?

Conheça as principais diferenças entre a educação tradicional e a educação moderna, assim como habilidades desenvolvidas e o que é estimulado.

Em um mundo em constante mudança, é essencial repensar constantemente a forma como educamos as crianças e os adolescentes. Assim, a discussão sobre as diferenças entre a educação tradicional e a educação moderna se mostra cada vez mais relevante e constante.

No entanto, para isso, é importante entender como e no que esses dois modelos de ensino impactam o desenvolvimento dos estudantes. Para isso, vamos abordar por tópicos as principais diferenças entre os dois modelos de ensino.

Educação Tradicional vs Educação Moderna

Ambiente

A escola tradicional tem como característica alguns pontos específicos, entre eles, um ambiente pouco estimulante para o estudante, com carteiras alinhadas e uma estrutura hierárquica.

Já a educação moderna foca em ambientes de aprendizagem flexíveis, que podem incluir laboratórios, espaços ao ar livre, atividades extracurriculares e o uso de tecnologia educacional, com materiais digitais.

Aqui no Ranieri, nos preocupamos com cada um desses pontos. Garantimos que as crianças tenham uma educação integral, baseada em projetos e que estimulem a participação e o desenvolvimento do protagonismo em cada uma delas.

Temos espaços, para além da sala de aula, que estimulam os alunos. Como o parque, a sala maker, o laboratório de ciências, a cozinha experimental, a vila do saber, entre outros.

Confira: RaniCast Ep 13 – Materiais Digitais: por que é importante inseri-los na educação das crianças e jovens?

Aprendizagem

Na educação tradicional, é privilegiada a aprendizagem passiva. Ou seja, os alunos ouvem as aulas e absorvem as informações sem muita participação ativa. Além disso, é um método de ensino focado na repetição e memorização, com o ensino dos assuntos de forma teórica.

Na educação moderna, os alunos são encorajados a serem participantes ativos no processo de aprendizagem. As aulas envolvem atividades práticas, discussões em grupo e projetos que promovem o pensamento crítico e a criatividade.

Além do foco no conhecimento acadêmico, a educação moderna enfatiza o desenvolvimento de habilidades para a vida, as soft skills, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, comunicação e competência digital.

Por acreditarmos na educação baseada em projetos, estimulamos a colaboração entre os alunos através de trabalhos e eventos, como a mostra cultural.

Leia também: RaniCast Ep04: Habilidades de vida, como estão sendo cobradas nos principais modelos de vestibular?

Professores

No ensino tradicional, o professor é a principal fonte de conhecimento e autoridade em sala de aula. Já no ensino moderno, os professores assumem o papel de facilitadores do aprendizado, orientando e apoiando os alunos em suas jornadas educacionais, incentivando a autonomia e a descoberta.

Nossos professores passam por formações periódicas para estarem a par do que é mais importante para a formação dos alunos.

Currículo

Na educação tradicional, as disciplinas são separadas rigidamente, o que pode limitar a conexão entre diferentes áreas do conhecimento. Enquanto isso, na educação moderna, um currículo mais flexível, tendo em conta as habilidades importantes a serem desenvolvidas atualmente, acaba por ser mais motivador e envolvente para os alunos.

Oferecemos aulas de Educação Socioemocional, em que os alunos aprendem a compreender as próprias emoções e a lidar com os sentimentos e as reações o outro; aulas de robótica, estimulando a liderança, a criatividade e a comunicação entre os estudantes; aula de música, desenvolvendo o protagonismo e a colaboração; entre outras focadas no desenvolvimento de habilidades importantes e, o curso bilíngue.

Tendo em conta a sociedade em que estamos vivendo, onde o protagonismo, a criatividade, o pensamento crítico e as habilidades de comunicação são importantes e exigidas, sabemos que a educação tradicional pode oferecer uma base sólida de conhecimento, mas será que busca preparar os alunos para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança?