Quais perguntas devo fazer ao visitar uma escola?

Precisa escolher uma nova escola para o seu filho? Confira neste texto os principais questionamentos ao visitar uma escola, desde o espaço físico à relação com as famílias.

Escolher onde o seu filho vai estudar sem dúvidas é uma escolha difícil a ser tomada. Afinal, fazer essa escolha é pensar no futuro dele e ter a certeza de que além de estar em um local seguro, ele também estará em um local onde será acolhido e respeitado. Além disso, podendo desfrutar de toda a estrutura necessária para exercer autonomia e criatividade para desenvolver todo o seu potencial.

Pensando nisso, elaboramos um checklist do que você não pode deixar passar ao considerar uma nova escola para a sua criança.

Primeiramente, você sabe qual o papel da escola no futuro do seu filho? 

O espaço escolar, para além de transmitir conteúdos importantes para a formação, proporciona inúmeras experiências novas às crianças. Como um espaço de socialização, nele, ela começa a entender seu papel na sociedade e enxergar formas de interagir e aprender junto com os colegas.

Surgirão conflitos, necessidade de dividir objetos, de esperar para ter atenção… Essas experiências, no início das suas vidas, têm grande influência no desenvolvimento futuro, contribuindo para o surgimento e aperfeiçoamento de habilidades como a empatia, o respeito e a compreensão. 

Conseguiu perceber a importância de pensar bem e com cuidado antes de escolher a escola do seu filho? Escolher uma instituição é desafiador. Mas, sabendo o que analisar, tudo fica mais fácil. Por isso, estamos aqui para te mostrar no que você precisa prestar atenção.

Leia: Como tornamos a escola um lugar ainda melhor para os estudantes e para a segurança das famílias?

Checklist de questionamentos antes de escolher uma escola

  • Como é a estrutura da escola?

Analisar a infraestrutura da escola, no geral, é muito relevante observar se ela atende às necessidades da faixa etária do seu filho. Como por exemplo, no Berçário, há um ambiente favorável para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional do bebê?

Aqui no Ranieri, investimos em ambientes personalizados e pensados para cada segmento. No Berçário, por exemplo, temos a sala de psicomotricidade, com um circuito especializado para cada turma e nível de evolução; um tanque de areia e parque molhado, estimulando o contato com diversas texturas; a sala de sono, um espaço calmo, em que cada bebê tem seu próprio berço, para o momento do sono durante o dia, que é tão importante para o desenvolvimento dos bebês.

Enquanto no Ensino Médio, temos salas de aula diferenciadas, especialmente para os adolescentes, promovendo a autonomia e liberdade dos estudantes, com local para carregar equipamentos, mural de recados e armário coletivo. Além disso, a disposição dos móveis é diferente das salas dos restantes segmentos, com diferentes mobiliários como pufes, bancadas e carteiras, para que eles escolham de onde querem assistir às aulas, estimulando a aprendizagem.

  • A proposta pedagógica da escola vai de acordo com o que eu acredito?

Ao escolher uma escola alinhada com os valores da sua família, você pode garantir que a educação e a formação humana oferecidas estarão em sintonia com as suas convicções e objetivos educacionais. 

  • O que a escola faz para estimular e incentivar o desenvolvimento de habilidades para a vida?

Atualmente, para além das habilidades acadêmicas, sabemos que as soft skills ou “habilidades para a vida” também são muito importantes.

Aqui no Ranieri, temos um cuidado especial com a escolha de cada aula que oferecemos. Pensando nisso, temos uma educação baseada em projetos, buscando desenvolver habilidades como a colaboração, comunicação, pensamento crítico, entre outras.

  • Como é a relação entre família e escola?

Nós acreditamos que a educação de uma criança ou adolescente não é feita só em casa ou só na escola, e sim em parceria.

Nós compreendemos que cada família tem rotinas e necessidades diferentes. Pensando nisso, oferecemos algumas facilidades e, para algumas famílias, até soluções, como o Período Estendido para famílias que necessitam de apoio e suporte para os filhos durante todo o dia, proporcionando uma rotina organizada aos estudantes do Maternal I ao 7° ano, como yoga, psicomotricidade, artes e contação de histórias e um momento separado para a realização da lição de casa.

  • Como a escola avalia o progresso dos alunos? Que tipos de avaliações e exames são utilizados?

Saber a forma como o seu(sua) filho(a) será avaliado durante o ano letivo é muito importante, afinal, é necessário sabermos se concordamos com o modelo de avaliação. Por isso, não deixe de se atentar e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Confira: A importância da Educação Socioemocional nas escolas

  • Qual a conduta em caso de indisciplina e como a escola lida com situações de conflito ou bullying entre os alunos?

Como a escola lidará com o meu filho caso se envolva num desentendimento com um colega, por exemplo? Claro que esse não é um episódio que gostaríamos que acontecesse, mas é na escola que aprendemos, também, a lidar com conflitos e opiniões divergentes das nossas. Dessa forma, saber quais serão as atitudes da escola quando algo do tipo acontecer é importante, afinal, estará contribuindo diretamente com o desenvolvimento do caráter da criança ou adolescente.

  • Como a escola aborda questões de diversidade, inclusão e respeito?

Levando em consideração uma sociedade que está cada vez mais pluralista, seguimos uma proposta pedagógica com um olhar diferenciado, acreditando que cada indivíduo é um ser único, com as suas complexidades, dificuldades e características.

Esses foram apenas alguns pontos que trouxemos, mas sabemos que durante a pesquisa e visita podem surgir outros. O importante é: questione, pesquise e tire todas as suas dúvidas, afinal, como já sabemos depois deste texto, você tem uma escolha importante “em mãos”. 

Quer se sentir mais seguro e saber outros questionamentos que são importantes de serem feitos? Faça o download gratuito do nosso guia “Qual a escola ideal para o seu filho?”, em formato de e-book.

Confira também: