Ranicast 21 – Como podemos avaliar uma escola, com João Hoeppner, fundador do GPTS.

Para avaliar a qualidade de uma escola, precisamos conversar com 3 públicos: estudantes, familiares e colaboradores.

Para discutirmos sobre esse assunto recebemos um convidado especial no Ranicast, João Hoeppner, fundador do Great Place To Study, uma empresa de pesquisa que escuta estudantes, familiares e colaboradores, para conhecer quais os melhores lugares para estudar no Brasil.

João Hoeppner é pesquisador em inovação na educação e fundador do Great Place to Study®️ Brasil, a pesquisa e certificação que traz inteligência, destaque e matrículas para escolas que possuem os melhores e mais férteis ambientes para se aprender e se ensinar.

Para dar início à conversa, Janaína Rangel Jordão, mantenedora e diretora pedagógica do Colégio Ranieri, abre espaço para João contar um pouco sobre suas experiências e vivências que levaram à criação do GPTS e a certificação das escolas.

O que é o Great Place to Study e qual o objetivo?

João fala sobre o surgimento da necessidade de transformação dentro da educação. “Existem escolas diferentes, apesar de muitas terem discursos semelhantes”, afirma.

O pesquisador conta um pouco sobre a frustração da sua trajetória na educação quando mais novo e a falta de recursos para entender melhor seus sonhos, propósitos e ser integral. Isso o levou à seguinte questão: “Quem eu sou e como posso contribuir para o mundo?”

Questionamentos como esse o trouxeram para mais perto do cenário educacional, pois acredita que “se existe uma instituição que pode transformar a sociedade, essa instituição é a escola”.

Qual a importância da pesquisa de clima para a escola?

A melhor escola é a que tem a participação ativa das famílias, estudantes sendo respeitados e educadores engajados e valorizados. E a pesquisa de clima feita com a escola permite entender essas e outras percepções da comunidade escolar sobre suas vivências. Para isso, é fundamental o trabalho de escuta ativa com colaboradores, estudantes e familiares.

A partir disso, João explica e reforça sua importância com uma frase de Tiago Mattos, fundador da Aerolito: “Quem não pensa no futuro escreve o presente com as ferramentas do passado”. E completa: “se a gente olhar para a educação hoje, talvez a gente esteja preparado para os desafios que vão acontecer daqui dez anos.”

E para finalizar João explica que são muitos os impactos que as pesquisas podem trazer para a escola de forma positiva para o seu crescimento, destacando a importância da valorização da vida!

Assista o episódio na íntegra no Youtube ou ouça no Spotify!

Confira também: