Reunimos 10 vantagens do nosso Programa da Língua Inglesa para crianças do Maternal I

Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente receptivo à aprendizagem. Essa plasticidade cerebral torna mais fácil para as crianças absorverem novos idiomas de forma natural e eficaz. Elas têm uma capacidade incrível de imitar sons e padrões de fala, o que facilita a pronúncia e a compreensão do inglês. É durante esses anos cruciais que o aprendizado de um novo idioma, como o inglês, se torna mais fácil e eficaz.

Aqui no Ranieri, oferecemos e acreditamos em uma educação integral desde o Berçário ao Ensino Médio. Neste processo, consideramos muito importante o aprendizado de uma segunda língua. 

Reunimos 10 vantagens do nosso Projeto da Língua Inglesa para crianças do Maternal I e vamos te contar a seguir!

Confira também: RaniCast Ep08: Tire suas dúvidas sobre os benefícios do bilinguismo.

Vantagens do Projeto da Língua Inglesa para as crianças

  1. Fixação de novos idiomas. 

A infância é o período de maior fixação de novos idiomas, isso porque as crianças absorvem mais facilmente todas as informações e novos conhecimentos as quais são expostas. Dessa forma, ao proporcionar um ambiente imersivo e estimulante, estamos maximizando sua capacidade de aprendizado.

  1. O cérebro se desenvolve rápido nos primeiros anos de vida e aprender inglês fica mais fácil.

Pesquisadores de um estudo realizado em Londres descobriram que até os 4 anos de idade há mais facilidade para aprender uma nova língua, isso porque o cérebro seria mais plástico nos primeiros anos de vida. Dessa forma, as influências exteriores têm maior impacto.

  1. As crianças possuem maior naturalidade fonética.

Ainda pela capacidade do cérebro ser mais plástico na infância, existe a chance da criança ter uma pronúncia melhor e mais próxima da pronúncia nativa do idioma.

  1. As crianças se tornam mais flexíveis a novas experiências. 

Nessas aulas, as crianças geralmente são apresentadas e expostas a uma nova cultura. Dessa forma, acabam também por se tornarem mais receptivas a novidades e mais tolerantes e abertas à diversidade.

  1. Facilidade em aprender outros idiomas.

O aprendizado do inglês na infância faz com que seja mais fácil aprender novos idiomas no futuro, uma vez que há a possibilidade de fazer associações entre eles e de maior facilidade fonética, assim, reproduzir sons que estão presentes em ambos os idiomas, por exemplo. Segundo um estudo realizado pelo Journal of Neuroscience, as crianças também superam as adversidades de aprendizado de maneira mais simples e fácil

  1. Maior socialização.

Nas aulas do Projeto da Língua Inglesa, as turmas do Maternal I são estimuladas a falar e mostrar o que aprenderam, sendo mais dinâmicas e interativas, como um convite para a socialização.

  1. Maior foco e consciência metalinguística.

Crianças bilíngues têm maior consciência metalinguística, ou seja, mais facilidade para lidar com pensamentos de lógica e com cálculos, desenvolvendo também mais foco e concentração para desempenhar tarefas e melhorando o processo de aprendizagem no geral.

  1. As fontes de conhecimento podem ser ainda maiores.

Com o inglês como segunda língua, as crianças têm acesso a um vasto mundo de recursos, informações e oportunidades de aprendizado. Desde livros e filmes até sites e aplicativos, o inglês abre as portas para uma infinidade de fontes de conhecimento, enriquecendo ainda mais a experiência educacional de cada criança.

  1. O domínio do inglês é fundamental para conquistar melhores colocações no mercado de trabalho.

Em um mundo cada vez mais globalizado, o domínio do inglês é uma habilidade essencial para o sucesso profissional. As crianças que adquirem fluência em inglês desde cedo estão em uma posição privilegiada para competir em um mercado de trabalho cada vez mais diversificado e internacional, uma vez que, terão mais facilidade e maior fluência na língua.

  1. Desenvolvimento da fala e da pronúncia.

Por causa das mesmas razões que afetam o aprendizado em geral, a pronúncia de uma criança que começa a aprender inglês desde cedo tende a se assemelhar mais à de um falante nativo. Isso ocorre porque os órgãos responsáveis pela produção da fala, ainda estão se desenvolvendo. Assim, quando expostas a sons fonéticos diferentes dos presentes em sua língua materna, as crianças têm mais facilidade para assimilar e reproduzir esses sons.

Assim, podemos concluir que além de trazer benefícios para o presente, o Projeto da Língua Inglesa, destinado ao Maternal I, promove benefícios que irão perdurar na vida da criança, da sua infância até a sua vida adulta.

Confira também: