Você ainda acha que escola boa é aquela que enche o estudante de “conteúdo”?

Na busca por uma educação de qualidade, é fundamental nos questionarmos e repensarmos sobre o que seria uma educação de qualidade. Aqui no Ranieri, entendemos que o verdadeiro valor da educação vai muito além da quantidade de informações repassadas para o estudante, mas se são ou não absorvidas e que habilidades são possíveis adquirir a partir delas. Vamos explorar um pouco mais sobre isso no texto a seguir.

“Encher” os alunos de conteúdo pode até parecer uma abordagem eficaz à primeira vista, mas se olharmos mais de perto, perceberemos que isso não é o suficiente para prepará-los para os desafios que irão encarar no futuro.

O que é uma escola de qualidade?

Para nós, educação só faz sentido quando há preocupação com a inteligência cognitiva e emocional, com as atitudes e os valores do indivíduo. E, uma escola de qualidade é aquela em que todos conseguem aprender. Onde o aluno é único e visto com as suas particularidades e diferenças.

Confira: Você sabe realmente qual é a diferença entre a educação tradicional e a educação moderna?

Mas por que acreditamos nisso?

Nossa proposta pedagógica olha para o estudante de maneira integral e integrada, porque acreditamos que a educação deve ajudar as pessoas a aprender a evoluir em todas as dimensões, de maneira que consigam fazer melhores escolhas em todos os campos da vida. Por isso, listamos abaixo alguns pontos que acreditamos serem importantes e que buscamos praticar a partir da nossa proposta pedagógica:

• Construção de significados a partir da exploração

A construção ativa de memórias e significados é capaz de desenvolver habilidades como a criatividade, a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação e a confiança para vivenciar novas situações e ser protagonista nelas. Além disso, aprender “na prática” facilita o processo de aprendizagem, uma vez que conseguem associar com outras experiências e lembrar desta ao pensar sobre o assunto em questão.

• Respeito ao ritmo e tempo de cada estudante

Ensinar que cada indivíduo é único e que possui características especiais promove um ambiente acolhedor e de confiança para os estudantes. Ao reconhecer e respeitar as diferenças de ritmo e aprendizagem de cada um, o educador pode adotar uma abordagem mais precisa e, consequentemente, proporcionar um ensino mais eficaz.

• Acompanhar do desenvolvimento da sociedade

Vivemos em uma sociedade cada vez mais pluralista, em constante transformação, em que os aspectos externos têm impacto sobre nossos comportamentos e, consequentemente, na maneira como aprendemos também.

Para lidar com as adversidades do mundo, precisamos contar com pessoas inovadoras e realizadoras, aquelas que identificam as oportunidades em meio a crise. São essas pessoas que são capazes de enxergar soluções para problemas sociais, estruturais, econômicos e culturais.

Através de uma educação baseada em projetos, da colaboração, do empreendedorismo e do pensamento sustentável, buscamos oferecer uma educação que acompanhe as mudanças da sociedade como um dos nossos principais objetivos.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, realizamos projetos em que cada indivíduo contribui com suas experiências para a construção do conhecimento dele e do grupo. No Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, a aquisição de conhecimento acontece por meio da resolução de problemas e situações propostas dentro do contexto de aula a fim de unir teoria e prática.

Portanto, ao invés de simplesmente focar no processo em que o estudante adquire a informação, priorizamos experiências educacionais que promovam a participação ativa e a construção do seu próprio aprendizado pelo estudante. Acreditamos que somente assim estaremos preparando verdadeiramente nossos estudantes para os desafios e oportunidades que os aguardam no futuro.