Você se considera uma família engajada com a escola?

Descubra por que o engajamento com as atividades escolares é um importante motor para melhorar o desempenho do estudante.

O engajamento da família com a escola é uma peça fundamental no desenvolvimento e sucesso dos estudantes. Esse envolvimento vai além de apenas acompanhar as notas ou comparecer às reuniões escolares, trata-se de participar ativamente do processo educacional e apoiar as diversas atividades que a escola oferece.

Por que o engajamento da família com a escola é importante para o desempenho do estudante?

• Maior confiança e segurança

Quando a família se envolve nas atividades escolares, os estudantes se sentem mais seguros e confiantes. Saber que seus pais ou responsáveis se interessam e apoiam suas conquistas e desafios proporciona um ambiente emocionalmente estável, importante para o desenvolvimento acadêmico.

• Melhor relacionamento entre a escola e a família

A comunicação entre escola e família torna-se mais eficaz quando há a participação da família nas atividades escolares. Esse diálogo aberto e contínuo permite que ambas as partes compartilhem informações importantes sobre o processo de aprendizagem e as necessidades dos estudantes, possibilitando intervenções mais rápidas e adequadas.

Além disso, o engajamento das famílias contribui para a formação de uma comunidade colaborativa, em que as famílias podem contribuir com suas perspectivas e sugestões através das pesquisas de satisfação e das reuniões. Esse envolvimento pode levar a melhorias significativas no ambiente escolar e que beneficiam os estudantes.

Também, os eventos, reuniões e projetos que contam com a participação de pais e responsáveis fortalecem os laços entre todos os membros da comunidade, criando um ambiente mais acolhedor para os estudantes.

Veja também: Ranicast 19 – A importância da dinâmica familiar no desenvolvimento dos filhos

• Transmissão de valores

Quando os responsáveis demonstram interesse ativo na vida escolar, transmitem aos estudantes a importância da educação e do aprendizado contínuo. Esse comportamento influencia na geração de valores positivos, que motivam os estudantes a se dedicarem cada vez mais aos estudos.

• Benefícios a longo prazo

O engajamento familiar não apenas influencia o desempenho acadêmico dos estudantes no presente, mas também o prepara para o sucesso futuro. Estudantes que crescem em um ambiente onde a educação é valorizada tendem a desenvolver uma atitude positiva em relação ao aprendizado ao longo da vida, além de serem mais propensos a buscar qualificações adicionais, que podem abrir portas para melhores oportunidades de carreira.

• Maior engajamento dos estudantes

Quanto mais os pais se envolvem na educação dos filhos, mais motivados eles ficam. E, consequentemente, o rendimento aumenta e o comportamento muda também.

Confira: Ranicast 21 – Como podemos avaliar uma escola, com João Hoeppner, fundador do GPTS

Mas, qual o papel dos pais e familiares no engajamento escolar?

• Participação em eventos escolares

Comparecer a eventos escolares, como a Mostra Cultural, apresentações artísticas e competições esportivas demonstra apoio e interesse pelas atividades dos estudantes. Esse tipo de envolvimento mostra às crianças e jovens que seus esforços são valorizados e reconhecidos.

• Fomentar o aprendizado em casa

Incentivar a leitura e a busca por conhecimento em casa complementa o aprendizado escolar. Conversar sobre livros e tópicos que estão sendo abordados na escola, além de promover atividades educativas são formas eficazes de engajar os estudantes.

• Apoio e suporte

Sabemos que as mudanças que acontecem dentro do ambiente escolar nem sempre são fáceis para as crianças e para os adolescentes. Então, ter o apoio da família em casa é muito importante para que passem por essas etapas e desafios com mais facilidade, segurança e estabilidade emocional.

• Ter a escola como uma verdadeira amiga

A escola e a família têm um objetivo em comum: oferecer a melhor educação possível e o melhor desenvolvimento para as crianças e adolescentes. Por isso, é importante que haja uma relação de confiança e troca entre a escola e a família. Essa comunicação clara e a colaboração promovem um entendimento mais amplo das necessidades individuais de cada estudante, permitindo que educadores e pais trabalhem juntos para proporcionar um ambiente de aprendizado mais personalizado e efetivo.