O que muda da Educação Infantil para os Anos Iniciais no Ranieri?

Conheça as principais mudanças entre os dois segmentos, desde os componentes curriculares aos espaços.

A mudança entre esses segmentos mostra um período de amadurecimento e adaptação, uma nova etapa da vida do estudante. Com novos conteúdos, vivências e experiências, os Anos Iniciais prometem ser uma etapa enriquecedora.

Conheça as principais mudanças e diferenças!

Avaliação

Em ambos os segmentos, a avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada de forma contínua nos aspectos social, emocional e intelectual, respeitando o desenvolvimento dentro da faixa etária e coerente com os princípios que embasam a nossa proposta pedagógica.

No entanto, tendo em vista o grau de desenvolvimento, ela se adapta a cada um dos segmentos.

Na Educação Infantil, é avaliado, principalmente, o processo de letramento e alfabetização. Então, o desenvolvimento da escrita é acompanhado através de sondagens diagnósticas e contínuas, sendo importante para que a equipe atue diretamente na dificuldade do aluno.

Já nos Anos Iniciais, a devolutiva desta avaliação é feita trimestralmente em reuniões grupais e individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos responsáveis ou pela coordenação pedagógica e tutores, em caso de necessidade. A partir do 4º ano, trimestralmente, os estudantes também realizam simulados como forma de verificação da aprendizagem. Com isso, eles passam a ter contato com mais um formato avaliativo que servirá de aprendizagem para situações futuras da vida acadêmica.

Leia também: O que muda no Fundamental Anos Finais no Ranieri?

Espaços

Quando entendemos as necessidades do dia a dia e unimos elas ao nosso propósito, percebemos que os espaços fazem toda a diferença no processo de ensino aprendizagem. Por isso, na Educação Infantil, projetamos espaços adequados com salas amplas, bem arejadas, com iluminação natural e banheiro privativo para estimular aos poucos a autonomia. 

A circulação dos alunos é realizada através das rampas e o pátio integrado com as salas tem piso antiderrapante e anti-impacto, proporcionando mais segurança. Além do pátio coberto, contamos com uma área descoberta para atividades ao ar livre.

Nos Anos Iniciais, também contamos com um prédio planejado para estimular a busca por conhecimento, seja através da convivência e interação social, seja através da vivência que determinados ambientes proporcionam para cada um.

Afinal, não tem como pensarmos em incentivar a autonomia se não pensar no acesso livre aos ambientes e objetos.

Confira: As fases da Educação Infantil: o que se aprende em cada uma delas?

Proposta Pedagógica e componentes curriculares

Nossa proposta principal é formar cidadãos críticos, participativos, capazes de serem agentes transformadores na sociedade.

Na Educação Infantil, ela está baseada em atividades lúdicas e vivências, a partir das metodologias ativas, para a criança descobrir, agir, perguntar e se socializar, favorecendo a construção da aprendizagem e as hipóteses que servirão de base para as aprendizagens futuras.

A partir de jogos e brincadeiras, geramos interesse no estudante na construção do seu conhecimento, de maneira natural.

Já nos Anos Iniciais, estimulamos os estudantes a desenvolver habilidades, como a autonomia, o pensamento crítico, a comunicação assertiva, a criatividade, entre outras que serão aproveitadas ao longo da vida e que, quanto antes desenvolvidas, melhor.

Assim, colocamos a nossa proposta pedagógica em prática através de diferentes currículos nos dois segmentos:

Os estudantes da Educação Infantil têm, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  • Linguagem;
  • Matemática;
  • Natureza e Sociedade;
  • Educação Física.

No entanto, aqui no Ranieri, podem contar também com a parte diversificada, tendo inclusas no currículo:

  • Arte;
  • 2 Aulas Semanais de Inglês;

Pois consideramos de fundamental importância o ensino da 2ª língua desde cedo.

  • 1 Aula Semanal de Natação;
  • Educação Socioemocional;
  • Ritmos;
  • Capoeira;
  • Música.

Uma das mudanças mais significativas é a quantidade de componentes. Os estudantes dos Anos Iniciais têm:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia
  • Ciências;
  • Arte;
  • Educação Física.

Contando, também, com a parte diversificada, com:

  • 3 Aulas Semanais de Inglês;
  • 1 Aula de Natação;
  • Ritmos/Esportes;

Por meio das aulas de ritmos e esportes, não apenas promovemos o desenvolvimento físico e incentivamos o apreço pela prática de exercícios, mas também fomentamos a interação social e a colaboração, com atividades e jogos em equipe.

  • Música;
  • Educação Tecnológica;

Além dos benefícios da tecnologia, consideramos muito importante mostrar também os riscos e estimular o pensamento crítico dos estudantes para utilizá-la. 

  • Educação Socioemocional;

Leia também: Você sabe realmente qual é a diferença entre a educação tradicional e a educação moderna?

Educação Socioemocional

Com o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), na Educação Infantil, o socioemocional da criança é trabalhado com o objetivo de reconhecer seus sentimentos e emoções básicas, como medo, alegria, tristeza, raiva e amor, criando uma identificação com situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias.

Com as leituras dos livros e o uso de fantoches, abrimos espaço para a fala e escuta, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências e sentimentos.

Enquanto nos Anos Iniciais, ainda com o LIV, os estudantes conseguem aprender, de forma prática e com atividades lúdicas, a como lidar com as suas emoções e com as do próximo, descobrindo formas mais eficientes de se comunicar e relacionar.

Qual o papel dos pais nesse momento?

Com novos desafios e vivências, pode ser que novas inseguranças e receios surjam. Por isso, é importante estar atento, manter o diálogo aberto e mostrar que está interessado em ouvir e ajudar, caso precise de ajuda. E, mesmo que não hajam inseguranças, certamente as crianças terão muitos assuntos novos da escola para compartilhar!

Confira também: