Como avaliar uma escola de Ensino Fundamental Anos Iniciais?

Escolher a escola certa para o seu filho é uma decisão crucial que pode impactar o no desenvolvimento acadêmico, cognitivo, social e emocional dele. Avaliar uma escola de Ensino Fundamental Anos Iniciais envolve considerar diversos aspectos que vão além do desempenho acadêmico.

Sabemos que avaliar e escolher uma escola pode ser desafiador. Mas, conhecendo o que analisar, tudo fica mais fácil. Por isso, neste texto, vamos mostrar no que você precisa prestar atenção.

Primeiramente, é imprescindível que nessa avaliação você faça uma visita, para além de buscas na internet e no próprio site da instituição.

O que considerar ao avaliar uma escola?

Filosofia Educacional e Proposta Pedagógica

Cada escola possui uma filosofia educacional que orienta seu método de ensino e aprendizagem. Algumas escolas enfatizam o ensino tradicional, enquanto outras adotam métodos mais modernos e inovadores, como o Ranieri. Entenda qual abordagem a escola segue e veja se ela alinha com os valores e expectativas da sua família.

Além disso, a proposta pedagógica define como a escola pretende alcançar os objetivos educacionais. Analise o currículo, a metodologia de ensino, o uso de tecnologias na sala de aula e como a escola aborda o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

• Dica: pergunte como a escola lida com diferentes ritmos de aprendizagem e se há suporte para alunos com dificuldades. Afinal, eles estão saindo de uma rotina da Educação Infantil e iniciando um dia a dia com diferentes atividades e aprendizados mais complexos.

Atualmente, para além das habilidades acadêmicas, sabemos que as soft skills ou “habilidades para a vida” também são muito importantes. Destacam-se pessoas com pensamento crítico, inovadoras e realizadoras, que identificam as oportunidades em meio à crise e são capazes de enxergar soluções para problemas sociais, estruturais, econômicos e culturais.

Aqui no Ranieri, temos um cuidado especial com a escolha de cada aula que oferecemos.

Leia também: Desenvolvimento do bebê de 12 a 24 meses

Infraestrutura

Um ambiente acolhedor, seguro e estimulante favorece a aprendizagem e, também, o desenvolvimento de habilidades sociais. Nesse ponto, além de analisar a infraestrutura da escola no geral, é muito relevante observar se ela atende às necessidades da faixa etária do seu filho.

Nos Anos Iniciais, é importante observar se:

não selecionada O ambiente estimula o desenvolvimento de habilidades, como a autonomia e a criatividade?

não selecionada As salas de aula são bem equipadas e organizadas?

não selecionada Há espaços adequados para atividades físicas?

não selecionada O ambiente é seguro, tanto em termos de estrutura quanto de políticas de segurança?

Confira: O que muda na transição dos Anos Finais para o Ensino Médio aqui no Ranieri?

Atividades Extracurriculares

As atividades extracurriculares são importantes para o desenvolvimento integral da criança. Verifique quais atividades a escola oferece, como esportes, música, arte, e curso bilíngue, afinal, essas atividades ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais e culturais.

Aqui no Ranieri, oferecemos o Curso Bilíngue, que proporciona a imersão do estudante na língua inglesa, de modo que ele possa falar, escrever e entender o idioma como nativo.

No total, são dez aulas semanais com focos diferentes para cada nível, trabalhando, de acordo com a faixa etária, as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever, com aulas dinâmicas e lúdicas, com a adoção de diferentes formatos, como jogos, atividades de culinária, música e expressão corporal. Também valorizamos a interdisciplinaridade, com a utilização de conteúdos de Matemática, Ciências e Tecnologia.

Antes de escolher a escola do seu filho, analise a sua rotina e a dele. Quanto tempo você tem para dedicar a ele diariamente? Seria necessário que ele ficasse um período a mais na escola? Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem a possibilidade de a criança ficar na escola no período integral, com atividades direcionadas e proporcionando a interação com crianças de diversas faixas etárias.

No Ranieri, por exemplo, oferecemos o Período Estendido e o Período Estendido de Mais Tempo. Os dois são ideais para famílias que necessitam de apoio e suporte para os filhos

durante todo o dia. Assim, estabelecemos uma rotina organizada aos estudantes do Maternal I ao 7° ano, propondo atividades adequadas para cada faixa etária.

O Curso Bilíngue está disponível desde o Maternal II até o 9° ano.